Balanço positivo para as forças de segurança do estado de MT com relação a apreensão de entorpecentes
A droga estava escondida em meio a diversas mercadorias em um caminhão Baú e cão farejador facilitou as buscas pelo entorpecente.
- Categoria: GERAL
- Publicação: 11/08/2025 15:45
- Autor: MT PLAY
Entre janeiro e julho deste ano, 22 ocorrências e operações integradas do Gefron contaram com apoio de cães farejadores.
Os cães farejadores do Canil do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) ajudaram as forças de segurança de Mato Grosso a provocar um prejuízo de R$ 23,5 milhões às facções criminosas, em operações do programa Tolerância Zero, entre janeiro e julho deste ano.
Ao todo, 22 ocorrências e operações integradas contaram com apoio de cães farejadores, sendo que seis resultaram na apreensão de 1.3 tonelada de entorpecente, como cocaína, maconha, skunk e haxixe.
Ainda colaboraram com a apreensão de sete armas, sendo seis fuzis, dois veículos e na prisão de 20 pessoas.
Dentre as principais ações, está a apreensão de quase 900 quilos de pasta base de cocaína e cloridrato de cocaína apreendidas em janeiro em Cáceres.
Em outra ação, mais de 280 quilos de entorpecentes foram apreendidos com auxílio do canil do Gefron no mês passado em Várzea Grande.
A equipe foi acionada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) para inspecionar um veículo suspeito carregado com mercadoria. Diversas caixas com entorpecentes foram encontradas com ajuda do cão Tupã.
Para o coordenador do Gefron, tenente coronel Manuel Bugalho Neto, os cães farejadores têm papel fundamental nas ações auxiliando os operadores de fronteira no combate ao tráfico de drogas na região de fronteira com habilidades que fogem da realidade humana.
“Os cães farejadores são indispensáveis no combate ao tráfico de drogas, diante da capacidade de farejar entorpecentes, uma habilidade fora da capacidade humana. Eles facilitam a rotina dos operadores de fronteira e ajudam a encontrar entorpecentes distantes da visão humana”, destacou.
“O combate eficiente ao tráfico precisa ocorrer em diversas áreas, com tecnologia, apoio humano e os cães farejadores completam a estrutura indispensável tanto no enfrentamento do tráfico e outros crimes comuns na região de fronteira”, completou.
O Canil do Gefron foi criado em 2014 e hoje conta com apoio de quatro cães farejadores, Alpha, Tupã, Aika e Soldado. Ainda integra o canil, a cadela Luna que por sete anos atuou durante ocorrências e após se aposentar se tornou a mascote da unidade.
Leia Mais
25/10/2025 11:13
Em continuidade à Operação REFAC, a equipe da FT 90, encaminha suspeito para o CISC
Durante deslocamento para a Delegacia do Parque do Lago em Várzea Grande-MT.
24/10/2025 19:37
Acidente de trânsito tira vida de casal no bairro CPA 1 em Cuiabá-MT
O impacto fez com que o Sandeiro capotasse e colidisse contra um poste de energia elétrica.
22/10/2025 08:37
Vice-Prefeita Coronel Vânia Rosa Assume Gestão Interina da Prefeitura de Cuiabá-MT
A vice-prefeita estará à frente da Prefeitura de Cuiabá entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro.
22/10/2025 08:33
OPERAÇÃO RASTRO DE EREBÓ Diego vê “dano de difícil reparação” em destruição de nove balsas
A Polícia Civil queimou as embarcações ao cumprir mandados contra a extração ilegal de minérios em Matupá e Peixoto de Azevedo.
20/10/2025 22:29
CIOPAER realiza 10ª missão de captação de múltiplos órgãos em parceria com a Secretaria de Saúde
Após o término da cirurgia, os órgãos foram imediatamente transportados até Cuiabá,com pouso seguro no Aeroporto Marechal Cândido Rondon.