Notícias

REFLEXÃO DO DIA 🙏🏻

Coisas que não convêm
  • Categoria: VARIEDADES
  • Publicação: 09/07/2025 14:57
  • Autor: Redação
Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas, antes, ações de graças.

Efésios 5.4

Após termos sido salvos, Deus passou a ter zelo completo a nosso respeito. Por isso, em toda a Sua Palavra, Ele nos adverte a não fazermos coisas que nos complicarão no caminhar e viver na Sua presença. Aqueles que obedecerem ao Pai serão preservados de muitas situações ruins que poderiam lhes acontecer. Nada do inimigo deve ser procurado; assim, andaremos de cabeça erguida sempre.

No versículo que inicia esta mensagem, o Senhor Se refere a três atitudes que, aparentemente, nenhum mal nos fará. No entanto, muitas pessoas as praticam e dizem não entender por que sofrem. É bom ver o que a Bíblia fala a respeito de Jó. Pode ser que, assim como fez com aquele servo, o diabo queira a permissão de Deus para agir na sua vida. Nada sabemos do que acontece no reino espiritual; só nos Céus, aprenderemos tudo e saberemos quais portas abrimos para o inimigo nos oprimir.

Jó possuía todas as qualidades de um servo temente a Deus, mas uma brecha fez o diabo fustigá-lo: E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, desviando-se do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa (Jó 2.3).

A Bíblia ensina que torpezas não devem ocupar a nossa mente, o nosso coração nem a nossa boca. Por que falar o que nos trará sujeira moral? Isso nos separará do Senhor e nos colocará nas mãos do maligno, o qual não perderá tempo em nos prejudicar. O inimigo não se importa se falarmos mal dele ou utilizarmos palavras indecorosas, pois o que deseja é destruir-nos, separando-nos de Deus.

A segunda advertência é sobre comportamentos que lembram insensatez ou tolice, condutas que os filhos de Deus devem evitar a qualquer custo. Algumas pessoas podem reparar em parentes que agem assim, e esse aviso é justamente um reforço para que orem por esses familiares e os encorajem a se comportar de modo sadio, incentivando-os a crer que já foram curados por Jesus.

Por último, somos advertidos acerca da chocarrice, a qual ocorre quando as pessoas falam de outras com gracejos, zombaria e brincadeiras de mau gosto. Todos somos iguais em Cristo, por isso jamais devemos deixar o diabo nos usar para humilhar alguém. O Altíssimo Se coloca à disposição do Seu povo para responder às orações que visam dar às pessoas palavras edificantes. Não se pode brincar com a infelicidade alheia.

Essas coisas não convêm aos que desejam viver ao lado de Jesus, mas alguns afirmam que isso não está relacionado com a nossa entrada nos Céus. Jamais creia nos espíritos do reino maligno nem nas pessoas que eles usam. Desse modo, a sua vida não estará submissa ao poder infernal. Bom é render ações de graças ao Todo-Poderoso! Ele ama o bem!